Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2000 - 16h56

Rainha-mãe é saudada por 40 mil britânicos em seu centenário

Publicidade

da France Presse
em Londres (Reino Unido)

A rainha-mãe, figura histórica e a mais popular da família real britânica, festejou nesta sexta-feira (4) em Londres seus cem anos de idade em uma festa que reuniu 40.000 pessoas em frente ao Palácio de Buckingham. Com um vestido azul, Elizabeth, mãe da atual soberana Elizabeth 2ª, ouviu do balcão do palácio o "happy birthday", acompanhada de toda a família real.

Seus seis netos e nove bisnetos estavam presentes, entre eles o príncipe de Gales, Charles, herdeiro da coroa e seus dois filhos, William, 18, e Henry, 15. Pouco antes, o Príncipe de Gales acompanhara a rainha-mãe desde sua residência em Clarence House até o Palácio de Buckingham.

Os arredores do palácio estavam repletos de uma multidão colorida, os admiradores da monarquia se apresentaram com as cores da Union Jack. A afluência do público foi bem menor do que a registrada no funeral da princesa Diana, em 1997.

O príncipe Charles foi sistematicamente associado às cerimônias em
homenagem à rainha-mãe, como se esta, de grande reputação e especialista em mídia, quisesse que desfrutasse um pouco de sua popularidade.

A rainha-mãe, apresentada pela imprensa conservadora como "a avó predileta do país", não foi afetada pela falta de carinho que a população expressa pelos outros membros da família real, cuja existência é considerada benéfica por 44% dos britânicos.

O premier trabalhista, Tony Blair, prestou homenagem à centenária. A ministra da coordenação do governo, Mo Mowlam, foi menos complacente e pediu um debate público sobre a instauração de uma República, expressando o desejo da ala esquerda do Partido Trabalhista. A ministra, que já manifestou em julho que a rainha mudasse de residência e deixasse o palácio aos turistas, não se declarou abertamente partidária de uma
República, mas estimou que seria conveniente a realização de um debate público tendo a mídia como intermediária.

Leia mais sobre o aniversário da rainha-mãe na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página