Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2003 - 16h50

Kofi Annan sugere papel político para ONU no Iraque

da Folha Online

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, sugeriu hoje que a ONU desempenhe um papel político no Iraque. Ele também defendeu que as sanções contra o país sejam suspensas e que os inspetores tenham permissão para voltar ao território iraquiano.

Os EUA estão preparando uma resolução que pede a suspensão das sanções impostas ao Iraque a partir de 3 de junho, quando termina a atual fase do Programa Petróleo por Comida. O documento, que deve ser apresentado na próxima semana, considera apenas um papel secundário para a ONU, excluindo a participação de inspetores da organização na busca por armas de destruição em massa.

Annan afirmou que as Nações Unidas poderiam ocupar um papel importante na reconstrução iraquiana, através de sua experiência diplomática de constituir novos governos, bem como prestando ajuda humanitária e educação.

A União Européia afirmou que a ONU deve ocupar um papel ''central'' no pós-guerra no Iraque, porém sem especificar qual seria ele. Annan, entretanto, deixou claro novamente que as Nações Unidas não pretendem ter um papel de comando no país ou ser responsável pela sua segurança.

''Considerando a questão da segurança, eu não acredito que a ONU gostaria de ter o controle sobre essa área. Foi sugerido que a ONU queria obter o controle do Iraque e governá-lo, o que não era o caso'', disse Annan.

Com informações da Reuters

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página