Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2003 - 09h03

Mais de um milhão de fiéis receberão João Paulo 2º em Madri

da France Presse, em Madri (Espanha)

Mais de um milhão de fiéis receberão este final de semana em Madri o papa João Paulo 2º, que visitará a Espanha pela quinta vez desde 1982, para canonizar cinco beatos espanhóis em uma missa que contará com a presença da família real da Espanha.

Reuters - 30.jul.2002
João Paulo 2º, 82, no Vaticano
João Paulo 2º chegará sábado (3) ao meio-dia ao aeroporto de Madri-Barajas, onde será recepcionado pelos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofía.

Durante esta visita de 30 horas a Madri, a primeira ao exterior depois da guerra no Iraque, à qual se opôs firmemente, o papa receberá na Nunciatura Apostólica o presidente do Governo espanhol, José María Aznar, e no dia seguinte a família real.

Canonização

Um encontro com os jovens católicos e a canonização de cinco beatos espanhóis serão as duas atividades mais destacadas da visita pontifícia à Espanha, onde 90% dos 40 milhões de habitantes são católicos, embora somente 20% praticantes, segundo a Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

Para garantir a segurança de João Paulo 2º, 83 , mais de 5.000 policiais e 10 mil voluntários serão mobilizados em toda a cidade.

No primeiro dia de sua visita, João Paulo 2º participará em um encontro ao ar livre com cerca de 250 mil jovens católicos europeus e latino-americanos, que o esperarão desde o meio-dia no aeródromo de Quatro Ventos, a 8,5 km de Madri. Entre os jovens presentes, estará o príncipe herdeiro Felipe de Borbon.

Cerimônia

No domingo (4) de manhã, o papa presidirá uma cerimônia eucarística na Praça de Colombo, símbolo do descobrimento da América, no centro de Madri, durante a qual canonizará cinco beatos espanhóis do século 20, entre os quais um mártir da Guerra Civil Espanhola (1936-39), o presbítero Pedro Poveda Castroverde, fuzilado em julho de 1936.

Os outros novos santos serão o beato José María Rubio Peralta, Angela de la Cruz, María Maravillas de Jesus e Genoveva Torres Morales.

João Paulo 2º voltará a Roma no domingo às 18h45 locais (14h45 em Brasília).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página