EUA anunciam fim das principais ações militares no Afeganistão
da Folha OnlineO secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld, anunciou hoje o final das "principais operações de combate" dirigidas pelas tropas norte-americanas no Afeganistão, 18 meses depois da queda do regime Taleban no país.
| Reuters |
![]() |
| Osama bin Laden, terrorista saudita acusado de ser o autor dos atentados contra os EUA, em 11 de setembro |
Apesar da longa ação militar implantada no Afeganistão, até agora, o governo do presidente George W. Bush não conseguiu capturar o terrorista saudita Osama bin Laden. Sua organização, a Al Qaeda, é apontada como a responsável pelos atentados de 11 de setembro.
Iraque
Hoje, o presidente americano, George W. Bush, anunciará o fim das principais operações de guerra no Iraque, 42 dias após declarar o início. O pronunciamento está previsto para as 21h (22h em Brasília) em rede nacional, e ocorre um dia após a visita de Rumsfeld ao país.
O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, afirmou que não haverá declaração de fim da guerra.
"Ele [Bush] dirá que as principais operações de combate terminaram [conforme lhe informou o chefe das operações no Iraque, general Tommy Franks]", disse Fleischer. O pronunciamento ocorrerá a bordo do porta-aviões Abraham Lincoln, na costa da Califórnia.
Com agências internacionais



