Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2009 - 09h26

Casos de gripe suína sobem para três na Holanda

Publicidade

da Folha Online

O governo holandês afirmou nesta sexta-feira que um homem que retornou do México nesta semana é o terceiro caso confirmado de gripe suína no país.

Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Vai viajar? Conheça as recomendações

O holandês, de 52 anos, está recebendo tratamento com o antiviral Tamiflu e já está se recuperando.

Os funcionários de saúde do governo afirmam esperar mais casos da doença, denominada oficialmente gripe A (H1N1) entre turistas que acabaram de voltar de países com alta contaminação.

Uma criança de três anos e uma mulher de 53 anos foram confirmados anteriormente como os primeiros holandeses a apresentar a gripe suína.

As autoridades de saúde rastreiam quem viajou com o turista holandês em seu voo do México, na quarta-feira passada (6).

Balanço

O número de casos de gripe suína confirmados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) atingiu os 2.384 casos em 24 países, incluindo 44 mortos --42 no México e dois nos Estados Unidos. O novo balanço da organização não inclui, ainda, o novo caso registrados pelo governo holandês.

A lista da epidemia é liderada pelo México, país mais afetado pela gripe suína, que registra 1.112 casos confirmados em laboratório, incluindo 42 mortes. Segundo a OMS, os EUA registram a infecção em 896 pessoas, incluindo duas mortes. O novo número apresenta 254 casos a mais que o relatório anterior da OMS.

O terceiro lugar por número de casos é ocupado pelo Canadá, com 214 pessoas afetadas.

Na Europa, a Espanha apresenta o maior número de doentes (81), seguida do Reino Unido (32). A doença é registrada ainda na Alemanha (10), Nova Zelândia (5), França (5), Israel (6), El Salvador (2), Itália (5), Áustria (1), China (1 em Hong Kong), Colômbia (1), Costa Rica (1), Guatemala (1), Dinamarca (1), Irlanda (1), Holanda (2), Coreia do Sul (3), Polônia (1), Portugal (1), Polônia (1), Suécia (1) e Suíça (1).

Com Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página