Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2009 - 14h05

Três atentados deixam ao menos 18 mortos no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 18 pessoas, entre elas 14 civis, morreram neste domingo no sul e no leste do Afeganistão em três atentados. Os ataques vem durante visita do presidente afegão, Hamid Karzai, aos Estados Unidos e à Europa, em uma tentativa de conquistar mais apoio à luta contra os insurgentes terroristas no país.

No distrito de Gereshk, na Província de Helmand, três civis, dois policiais e dois soldados afegãos morreram em um duplo atentado suicida. Outras 20 pessoas --10 civis, nove policiais e um soldado-- ficaram feridas, anunciou o Ministério do Interior.

"Nós, os talebans, somos os responsáveis por estes ataques", declarou o porta-voz do grupo islâmico radical Yusuf Ahmadi, citado pela agência internacional de notícias France Presse.

Rahmat Gul/AP
Policiais afegãos observam veículo destruído por bomba de controle remoto em Nangarhar
Policiais afegãos observam veículo destruído por bomba de controle remoto em Nangarhar

Dawoud Ahmadi, porta-voz do governador provincial, disse que um suicida a bordo de uma motocicleta detonou a carga que transportava em um ponto de táxi localizado no mercado principal do distrito de Gereshk.

Ahmadi acrescentou que, quando as forças de segurança e as pessoas que estavam nos arredores se aproximaram do local do ataque, um segundo suicida que circulava a pé detonou sua carga explosiva.

A Província de Helmand é um feudo dos talebans e o maior centro de produção de ópio do país.

Violência

Mais cedo neste domingo, oito civis morreram na explosão de uma bomba caseira na Província de Nangarhar (leste), perto da fronteira paquistanesa, anunciou o Ministério do Interior.

"As vítimas eram civis afegãos que trabalhavam na manutenção das estradas como operários, engenheiros ou supervisores", afirmou um porta-voz policial.

O atentado ocorreu no distrito de Haska Mina, a cerca de 50 km de Jalalabad, a capital da Província.

No sul do Afeganistão, três operários de uma empresa de construção morreram quando uma bomba explodiu na passagem de seu veículo na província de Zabul, acrescentou o Ministério do Interior.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página