Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2003 - 13h20

EUA incluem Batasuna à lista de grupos terroristas

da Folha Online

O governo dos Estados Unidos incluiu o Batasuna e outras organizações bascas em sua lista de grupos terroristas sujeitos a sanções econômicas, disseram hoje autoridades norte-americanas.

Um ordem executiva do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, divulgada hoje pelo "Registro Federal" (jornal oficial do governo norte-americano), considera que as organizações Batasuna, Euskal Herritarrok e Herri Batasuna são frentes do ETA (Pátria Basca e Liberdade, grupo armado que luta pela independência da região basca), que também faz parte da lista de grupos terroristas.

No documento, assinado no dia 30 de abril, Powell afirma que "o ETA usa ou tem usado com aliados os nomes Batasuna, Euskal Herritarrok e Herri Batasuna".

Transferência

A publicação desses decretos é sempre adiada para que as organizações não possam evitar as sanções financeiras, através da transferência de seu dinheiro para locais fora do alcance das autoridades americanas.

Powell assinou a ordem um dia antes de visitar Madri, na semana passada. O primeiro-ministro da Espanha, José María Aznar, que chegará hoje a Washington para se encontrar com o presidente George W. Bush, já havia pedido que fosse tomada uma ação contra o grupo há tempos.

O decreto assinado por Powell tem como base especificamente a Ordem Excutiva 13224, lançada por Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

A inclusão de um grupo na lista de organizações terroristas do Departamento de Estado impede que os cidadãos norte-americanos possa prestar-lhes ajuda material, proíbe a entrada no país de seus representantes e congela seus ativos financeiros em entidades dos EUA.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a Espanha e o País Basco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página