Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2003 - 19h31

Bush anuncia revogação de lei de sanções dos EUA ao Iraque

da Folha Online

O presidente norte-americano George W.Bush disse hoje que ordenou a revogação de uma lei dos EUA de 1990 que impõe sanções ao Iraque, chamada Lei de Sanções ao Iraque.

Reuters - 03.jan.2003
O presidente dos EUA, George W. Bush
Bush disse em uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro espanhol Jose Maria Aznar que estava tomando a medida em acréscimo a uma outra anunciada pouco antes pelo Departamento do Tesouro norte-americano de suspender algumas sanções comerciais ao Iraque.

Ele disse que Estados Unidos, Reino Unido e Espanha "logo" apresentariam um projeto de resolução para suspender as sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) ao Iraque.

"O regime ao qual as sanções eram dirigidas não governa mais o Iraque", disse Bush referindo-se ao governo de Saddam Hussein, deposto após a invasão ao Iraque liderada por EUA e Reino Unido.

Sanções comerciais

O secretário do Tesouro norte-americano John Snow anunciou hoje que algumas sanções comerciais impostas ao Iraque estão sendo suspensas, agora que o regime de Saddam Hussein foi deposto.

"O Departamento do Tesouro suspendeu certas sanções comerciais contra a nação do Iraque", disse Snow em uma coletiva de imprensa, acrescentando que isso tornará mais fácil a reconstrução do Iraque, agora que as hostilidades ativas terminaram.

"Suspender as sanções é um passo essencial para fornecer ajuda humanitária ao povo iraquiano e iniciar o processo de reconstrução", disse Snow.

Resolução

O secretário de Estado norte-americano Colin Powell afirmou hoje que os Estados Unidos apresentarão nesta semana aos outros membros do Conselho de Segurança (CS) da ONU (Organização das Nações Unidas) um projeto de resolução para suspender as sanções ao Iraque.

A resolução tentará evitar "as batalhas do passado", disse Powell à imprensa, referindo-se às divisões dentro do Conselho de Segurança antes da invasão ao Iraque liderada por EUA e Reino Unido.

"Esperamos apresentar [o projeto] a todos os membros do Conselho de Segurança nesta semana", disse Powell. A invasão do Iraque ocorreu sem aprovação da ONU.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página