Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2003 - 20h58

Mudança de clima após guerra favorecerá fim das sanções, diz Bush

da Folha Online
da France Presse

A mudança de clima depois da guerra vai favorecer a suspensão das sanções das Nações Unidas contra o Iraque, disse hoje o presidente americano, George W. Bush.

O secretário americano de Estado, Colin Powell, anunciou que os Estados Unidos vão apresentar nesta semana, ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), um projeto de resolução para suspender as sanções contra o Iraque.

''Pelo menos, segundo nossos diplomatas nas Nações Unidas, acreditamos que a atmosfera existente antes da guerra mudou e que as pessoas agora querem trabalhar juntas para o bem-estar do povo iraquiano'', declarou Bush, ao ser questionado sobre a oposição manifestada pela França e a Rússia.

''Acreditamos que há vontade de colaborar para conseguir uma resolução. Isso vai acelerar a reconstrução do Iraque'', acrescentou o presidente americano na Casa Branca, acompanhado pelo chefe do Governo espanhol, José María Aznar.

Fim do embargo americano

O presidente norte-americano George W.Bush disse hoje que ordenou a revogação de uma lei dos EUA de 1990 que impõe sanções ao Iraque, chamada ''Lei de Sanções ao Iraque''.

Bush disse que estava tomando a medida em acréscimo a uma outra anunciada pouco antes pelo Departamento do Tesouro norte-americano de suspender algumas sanções comerciais ao Iraque.

''O regime ao qual as sanções eram dirigidas não governa mais o Iraque'', disse Bush referindo-se ao governo de Saddam Hussein, deposto após a invasão ao Iraque liderada por EUA e Reino Unido.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página