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09/05/2003
-
09h36
Mais de cem passageiros podem ter morrido em um acidente aéreo que ocorreu ontem à noite na República Democrática do Congo, depois que a porta traseira do avião em que viajavam rompeu em pleno vôo, disseram hoje fontes militares do aeroporto de Kinshasa. Segundo informações de autoridades russas, o avião levava cerca de 129 passageiros.
Até o momento, autoridades militares não deram detalhes do acidente, enquanto tentam entrar em contato com familiares das vítimas, em sua maioria agentes da polícia de intervenção rápida e seus parentes.
O avião, um Iliuchin 76 de fabricação russa que transportava militares e seus familiares, havia saído de Kinshasa e se dirigia à cidade de Lubumbashi, no oeste da República Democrática do Congo, afirmaram as fontes.
O acidente ocorreu na metade do trajeto quando o avião sobrevoava a Província de Kasay a cerca de 2.200 metros de altura, segundo as mesmas fontes. Ao ceder a porta traseira do avião, muitas das 200 pessoas que estavam a bordo foram "sugadas".
A tripulação russa conseguiu controlar o avião e aterrissar no aeroporto de Kinshasa depois do acidente. Uma investigação foi iniciada imediatamente para determinar as causas do acidente.
Histórico
Acidentes aéreos são muito comuns na República Democrática do Congo. O mais grave ocorreu em janeiro de 1996, quando um avião de carga Antonov não conseguiu levantar vôo por estar sobrecarregado.
Em alta velocidade, o avião se chocou contra um mercado lotado, causando oficialmente 365 mortos, enquanto extraoficialmente dizem que morreram cerca de 800 pessoas.
O Iliuchin 76 é um avião militar de origem soviética que começou a ser comercializado no início da década de 1970. Elaborado inicialmente como aparelho para transportar carga estratégica da força aérea soviética, foi depois lançado em 15 versões, algumas delas civis.
A tripulação compõe de sete pessoas e pode transportar até 140 soldados. Algumas versões estão equipadas para lançar pára-quedistas e material.
O Iliuchin 76 foi concebido para embarcar cargas de 40 mil kg e dispõe de autonomia de vôo de 5.000 km.
Até 1999, mais de 850 aviões deste tipo haviam sido vendidos no mundo. Em julho de 2001, o governo russo declarou que os Iliuchin 76 já não respondiam às normas da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional).
Com agências internacionais
Especial
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Avião perde porta no Congo e mais de cem podem ter morrido
da Folha OnlineMais de cem passageiros podem ter morrido em um acidente aéreo que ocorreu ontem à noite na República Democrática do Congo, depois que a porta traseira do avião em que viajavam rompeu em pleno vôo, disseram hoje fontes militares do aeroporto de Kinshasa. Segundo informações de autoridades russas, o avião levava cerca de 129 passageiros.
Até o momento, autoridades militares não deram detalhes do acidente, enquanto tentam entrar em contato com familiares das vítimas, em sua maioria agentes da polícia de intervenção rápida e seus parentes.
O avião, um Iliuchin 76 de fabricação russa que transportava militares e seus familiares, havia saído de Kinshasa e se dirigia à cidade de Lubumbashi, no oeste da República Democrática do Congo, afirmaram as fontes.
O acidente ocorreu na metade do trajeto quando o avião sobrevoava a Província de Kasay a cerca de 2.200 metros de altura, segundo as mesmas fontes. Ao ceder a porta traseira do avião, muitas das 200 pessoas que estavam a bordo foram "sugadas".
A tripulação russa conseguiu controlar o avião e aterrissar no aeroporto de Kinshasa depois do acidente. Uma investigação foi iniciada imediatamente para determinar as causas do acidente.
Histórico
Acidentes aéreos são muito comuns na República Democrática do Congo. O mais grave ocorreu em janeiro de 1996, quando um avião de carga Antonov não conseguiu levantar vôo por estar sobrecarregado.
Em alta velocidade, o avião se chocou contra um mercado lotado, causando oficialmente 365 mortos, enquanto extraoficialmente dizem que morreram cerca de 800 pessoas.
O Iliuchin 76 é um avião militar de origem soviética que começou a ser comercializado no início da década de 1970. Elaborado inicialmente como aparelho para transportar carga estratégica da força aérea soviética, foi depois lançado em 15 versões, algumas delas civis.
A tripulação compõe de sete pessoas e pode transportar até 140 soldados. Algumas versões estão equipadas para lançar pára-quedistas e material.
O Iliuchin 76 foi concebido para embarcar cargas de 40 mil kg e dispõe de autonomia de vôo de 5.000 km.
Até 1999, mais de 850 aviões deste tipo haviam sido vendidos no mundo. Em julho de 2001, o governo russo declarou que os Iliuchin 76 já não respondiam às normas da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional).
Com agências internacionais
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