Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2009 - 08h01

Guerrilha sequestra navio e ameaça petroleiras na Nigéria

Publicidade

da France Presse

O Movimento de Emancipação do Delta do Níger (Mend), principal guerrilha do sul da Nigéria, anunciou nesta quinta-feira que um "grupo afiliado" capturou 15 tripulantes estrangeiros de um barco, nesta área petrolífera do oeste da África. O grupo assumiu ainda a autoria de dois ataques contra o Exército e voltou a recomendar que as companhias petroleiras presentes no delta do Níger retirem os funcionários antes da "chegada iminente de um furacão".

"O Mend confirma que um grupo afiliado capturou o MV Spirit ontem [quarta-feira] no Estado do Delta e sequestrou 15 tripulantes estrangeiros", afirma o grupo em um comunicado, sem informar a nacionalidade dos reféns.

O movimento guerrilheiro, que reivindicou ataques nesta quarta-feira contra duas bases militares no delta do Níger, já havia advertido para um aumento da violência, depois de denunciar que o Exército atacou dois de seus campos.

"O Mend aconselha as companhias petroleiras a evacuar todas as instalações petroleiras no delta do Níger antes da chegada iminente de um furacão", afirma o comunicado.

O Mend, que reivindica regularmente há três anos ataques, sabotagens e sequestros, afirma atuar em nome da população do delta e a favor de uma distribuição melhor dos recursos obtidos com a exploração do petróleo.

A violência na região do delta do Níger provocou uma considerável queda na produção de petróleo no país, atualmente em 1,78 milhão de barris diários, contra 2,6 milhões em 2006.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página