Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2009 - 18h01

Oposição colombiana busca se unir para evitar reeleição de Uribe

Publicidade

da Efe, em Bogotá

O partido esquerdista Polo Democrático Alternativo (PDA) da Colômbia convidou nesta sexta-feira o também opositor Partido Liberal (PL) a formar uma frente contra a possibilidade de reeleição do presidente do país, Álvaro Uribe.

O partido de Uribe e seu governo têm um "propósito caudilhista" que deve receber uma oposição com vigor, considerou o presidente do PDA, Carlos Gaviria Díaz, em mensagem ao principal diretor do PL, o ex-governante César Gaviria Trujillo (1990-1994).

"Na conjuntura atual, são evidentes os esforços do governo e de todos os setores que o apoiam, encaminhados a materializar uma segunda reeleição do presidente por quantos caminhos, regulares e tortuosos, precisem1", expressou o ex-juiz e ex-senador Gaviria Díaz, principal adversário de Uribe nas eleições presidenciais de 2006.

O presidente do PDA convidou Gaviria Trujillo a um "encontro formal" em que os responsáveis das legendas políticas acordem "um plano de ação que apontem para conquista" do objetivo comum de impedir a continuidade de Uribe no poder.

Gaviria Díaz lembrou que há um ano, em reunião conjunta, concordou com Gaviria Trujillo em que "uma segunda reeleição do atual Presidente da República seria profundamente nociva para o país".

A coalizão de governo no Congresso deve aprovar na próxima semana um projeto de referendo que permita a Uribe concorrer às eleições de 2010.

A atual Constituição, reformada em 2005 para facilitar a reeleição de Uribe, só autoriza ao presidente um segundo mandato consecutivo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página