Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2003 - 08h54

Ministra britânica contrária à guerra renuncia ao cargo

da Folha Online

A ministra do Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Clare Short, que fez oposição à guerra contra ao Iraque, renunciou hoje ao cargo que ocupava no governo do premiê britânico, Tony Blair, segundo informações oficiais da Downing Street --residência oficial do primeiro-ministro britânico.

"Ela [Short] ligou na manhã de hoje para o o premiê [Blair] e comunicou sua renúncia". disse um porta-voz da Downing Street.

Short, que ocupava o cargo desde a chegada dos trabalhistas ao poder, em 1997, era conhecida por sua posição radical e sua maneira direta de falar.

Em março, Robin Cook, líder do Partido Trabalhista no Parlamento --também contrário à guerra dos EUA ao Iraque e ao apoio do governo de Tony Blair á iniciativa-, renunciou ao cargo por considerar "errado embarcar em uma ação militar sem amplo apoio internacional".

Chanceler do Reino Unido entre 1997 e 2001 e um dos principais nomes de seu partido, Cook enviou carta ao premiê informando "com pesar" sua renúncia. Mais tarde, em declaração no Parlamento, o trabalhista criticou indiretamente a excessiva proximidade entre Blair e o presidente dos EUA, George W. Bush.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página