Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2009 - 11h04

Espanha prende 14 argelinos suspeitos de financiar Al Qaeda

Publicidade

da Folha Online

A polícia da Espanha prendeu na madrugada desta quarta-feira em Bilbao, na região basca, 12 argelinos e um iraquiano suspeitos de pertencer a um grupo que traficava drogas e usava parte do lucro para financiar a rede terrorista islâmica Al Qaeda no Magreb.

A prisões foram acompanhadas de revistas domiciliares, em uma operação relacionada à Al Qaeda, afirmou uma fonte policial.

"As prisões foram motivadas por crimes comuns e uma investigação está sob andamento para ver se alguns dos réus financiavam terrorismo", disse o ministro do Interior Alfredo Perez Rubalcaba, no Parlamento.

Segundo a imprensa espanhola, a operação foi coordenada pelo juiz Eloy Velasco da Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, responsável pelos casos de terrorismo.

A imprensa afirma ainda que o grupo roubava e falsificava cartões de crédito e que fazia parte da Magreb islâmica, o braço da Al Qaeda no norte da África.

A polícia confiscou passaportes e objetos de ouro e prata roubados, além de 7.500 euros em dinheiro.

A Al Qaeda já afirmou em outras vezes que lançava esforços para retomar territórios da Espanha --conhecidos como Al Andalus-- que ficaram por séculos sob controle dos muçulmanos.

Os militantes islâmicos mataram 191 pessoas em atentado a bomba nos trens de Madri em 11 de março de 2004, um dos piores ataques terroristas da Espanha. Depois do ataque, a polícia descobriu dezenas de planos de atentados terroristas.

Com France Presse e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página