Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2003 - 12h44

Bush oficializa pré-candidatura à reeleição nos EUA

da Folha Online

O presidente norte-americano George W. Bush lançou hoje sua pré-candidatura à reeleição nos Estados Unidos, preenchendo a documentação para buscar um segundo mandato como presidente do país.

Reuters - 03.jan.2003
O presidente dos EUA, George W. Bush
Seguindo ordens lançadas pelo presidente na semana passada, um funcionário do governo fez a declaração formal de suas intenções à Comissão Eleitoral Federal, disseram duas autoridades da Casa Branca, que pediram anonimato, segundo a agência Associated Press.

A medida permite que Bush, com a popularidade em alta devido à guerra no Iraque, levante fundos, contrate equipes e abra comitês de campanha.

Na semana passada, o vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, 62, anunciou que será parceiro de Bush na campanha para a reeleição em 2004.

Campanha

Segundo reportagem publicada pelo jornal "New York Times" em abril, o presidente está disposto a gastar até US$ 200 milhões em propaganda no processo das eleições primárias que levam à convenção republicana, quando o candidato do partido é escolhido.

Esse valor é o dobro do que foi gasto pelo próprio Bush em 2000. A convenção ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer em agosto.

Há temores de que a economia norte-americana, que tem passado por dificuldades, tehna efeitos que podem atrapalhar a campanha eleitoral, como aconteceu com o pai do presidente.

Em 1992, George Bush perdeu a reeleição para Bill Clinton apesar de ter vencido uma guerra contra o Iraque no ano anterior.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o governo Bush

    Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página