Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2009 - 00h38

Terremoto de 6,1 graus sacode Ilhas Kermadec no Pacífico Sul

Publicidade

da Efe, em Sydney

Um terremoto de 6,1 graus de magnitude na escala Richter foi registrado na madrugada deste domingo (no horário local) próximo às Ilhas Kermadec, situadas entre Nova Zelândia e Tonga, no Pacífico Sul. Até o momento não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

O epicentro do tremor foi localizado a 31,68 graus latitude sul e 177,57 graus longitude oeste, a 12,5 km de profundidade sob o nível do mar.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu alerta para o tremor.

Há pouco menos de um mês, em 26 de abril, um terremoto de 6,5 graus na escala Richter foi registrado perto das Ilhas Kermadec, 137 km ao sudoeste da ilha de Raoul e a mais de mil quilômetros de Tonga.

O epicentro daquele tremor foi localizado a 30,35 graus latitude sul e 178,51 graus longitude oeste, a 108 km de profundidade sob o nível do mar.

As Ilhas Kermadec sofrem habitualmente terremotos superiores a 5 graus, apesar de não se assentarem diretamente sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria moderados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página