Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2003 - 13h18

Grupo de artistas pede que espanhóis votem na esquerda

da Folha Online

Cerca de 80 cineastas, atores, músicos, escritores e artistas plásticos espanhóis pediram hoje a seus compatriotas a votar na esquerda nas eleições municipais de Madri.

"Outra Madri é possível, vote na esquerda" é o título do manifesto que o grupo de artistas espanhóis divulgou hoje, a três dias das eleições municipais e regionais espanholas.

"Já são mais que suficientes 14 anos de Partido Popular" na prefeitura de Madri, disse o documento. "Porque a direita converteu Madri em uma cidade chata, caótica, burocrática e suja."

Entre os motivos pelos quais pedem o voto para a esquerda, os artistas mencionam: "Não queremos ser a única capital da Europa que impediu que os cidadãos se manifestassem pacificamente" contra a guerra no Iraque.

"Estamos fora de todos os circuitos de artes plásticas, teatro, museus e música da Europa", disseram os artistas. "A guerra e demais catástrofes não podem sair de graça para a direita."

Entre os artistas que assinaram o texto estão Pedro Almodóvar, Ana Belén, María Barranco, Víctor Manuel Aitana Sánchez Gijón, Fernando Trueba, Imanol Arias, Joaquín Sabina, Maruja Torres, Eduardo Noriega e Jorge Drexler.

Eles pedem que Madri "volte a ser hospitaleira, integradora, livre, pacifista, solidária, tolerante e universal".

Segundo as pesquisas de intenções de voto, o controle da prefeitura de Madri constitui uma das disputas mais acirradas entre o Partido Popular (PP, direita, no poder) e o opositor Partido Socialista Trabalhador Espanhol (PSOE).

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página