Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2003 - 16h10

Bush se diz "agradecido" à ONU pelo fim das sanções ao Iraque

da Folha Online

O presidente norte-americano, George W. Bush, está agradecido que a ONU (Organização das Nações Unidas) tenha levantado o regime de sanções contra o Iraque, afirmou hoje Ari Fleischer, porta-voz da Casa Branca.

"O presidente está muito agradecido do fato de que o mundo se tenha unido para levantar as sanções contra o povo iraquiano que já sofreu demais", disse Ari Fleischer, enquanto Bush chegava a seu rancho em Crawford, no sul do Texas, onde deve receber o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi.

"Está satisfeito que se encontrou um acordo. Estima que isso vá ajudar os iraquianos a restabelecer os danos causados a seu país por Saddam Hussein", declarou.

O porta-voz disse também que Bush agradeceu ainda ao chanceler norte-americano, Colin Powell, "por haver ajudado a reunir a comunidade internacional a levantar as sanções".

Aprovação

O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje a resolução norte-americana que põe fim a 13 anos de sanções ao Iraque e outorga amplos poderes às potências que ocupam o país.

Entre os temas tratados pelo texto estão a formação do governo iraquiano, a administração do petróleo, a reconstrução do país e o fim das sanções impostas pela ONU ao Iraque.

O voto do Conselho de Segurança supõe um triunfo diplomático dos patrocinadores da resolução --EUA, Reino Unido e Espanha--, que obtêm muito mais autoridade do que a prevista pelas convenções de Genebra de 1949 para os ocupantes.

Até cerca de dez semanas atrás, a coalizão anglo-britânica contava com o apoio somente de dois membros do Conselho de Segurança para desarmar pela força o regime de Saddam Hussein.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página