Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2003 - 18h18

Terremoto na Argélia afeta mais de 180 embarcações na Espanha

da France Presse, em Palma de Mallorca (Espanha)

Mais de 180 barcos, pesqueiros, reboques e outras embarcações naufragaram ou sofreram danos no arquipélago espanhol das Baleares (leste) pelo maremoto provocado pelo terremoto que abalou ontem Argel e seus arredores, segundo dados oficiais.

O terremoto de 5,8 graus na escala aberta de Richter, de acordo com autoridades argelinas, e de 6 graus, segundo o observatório de Estrasburgo (leste da França), provocou maremotos com ondas de 1,5 metro de altura, que danificaram as embarcações atracadas nos portos das Baleares e no litoral continental, explicou à France Presse o responsável pela rede de vigilância sísmica da Espanha, Emilio Carreño.

Segundo o governo regional das Baleares e o conselho de Mallorca, uma das ilhas do arquipélago, pelo menos 83 embarcações naufragaram e 111 foram afetadas na região.

O terremoto atingiu a ilha de Mallorca com intensidade de 4 graus na escala Richter, sem causar feridos. O abalo foi registrado nas 55 estações de vigilância da rede sísmica espanhola, precisou Carreño.

Até o litoral espanhol tremeu, nas Províncias de Almeria (Andaluzia, sul), Alicante e Valência (Comunidade Valenciana, leste), Lérida (Catalunha, noroeste) e inclusive em Badajoz (sudoeste).

Na Argélia, o terremoto causou pelo menos 1.092 mortos e 6.782 feridos, segundo dados oficiais divulgados nesta noite pelo Ministério do Interior.

Especial
  • Leia mais sobre terremotos
  • Entenda a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página