Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2009 - 05h18

Israel descarta suspender assentamentos, como pede Obama

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Israel não quer suspender a construção de novos assentamentos na Cisjordânia, como tem solicitado o presidente norte-americano, Barack Obama, declarou neste domingo o ministro de Transporte israelense, Israel Katz, que é considerado extremamente próximo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

"Quero deixar claro que o atual governo israelense não aceitará de forma alguma que a colonização legal seja suspensa na região de Judeia e Samaria (Cisjordânia)", afirmou Katz em declarações à rádio militar.

Katz se referiu à construção de 120 colônias que obtiveram as autorizações necessárias das autoridades. O governo de Netanyahu, no entanto, havia se declarado disposto a abandonar uma centena de colônias ilegais estabelecidas por colonos extremistas.

Os Estados Unidos exigiram que a construção de novos assentamentos fossem suspensas e repudiaram a distinção entre colônias legais e ilegais.

Katz é o primeiro membro do governo israelense a se expressar publicamente sobre as diferenças com os Estados Unidos, as quais estiveram em foco na semana passada, quando do encontro entre Obama e Netanyahu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página