Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2003 - 03h55

Queda de avião mata 62 militares espanhóis na Turquia

da France Presse, em Ancara

A queda de um avião ucraniano no nordeste da Turquia deixou 74 mortos, incluindo 62 soldados espanhóis que voltavam de uma missão de paz no Afeganistão, disse a rede de TV estatal turca TRT.

O ministro espanhol da Defesa confirmou a morte dos 62 soldados espanhóis --40 do Exército, 21 da força aérea e um guarda civil.

O aparelho, com 74 pessoas a bordo e que devia pousar para reabastecer em Trabzon, povoado situado na costa do mar Negro, chocou-se contra as montanhas, aparentemente por causa da neblina.

Não há sobreviventes, segundo a televisão local.

O governador de Trabzon, Aslan Yildirim, disse que o aparelho, um YAK-42 fretado pelo Estado-Maior espanhol, levava 62 passageiro e 12 tripulantes.

Uma fonte do ministério da Defesa espanhol, citada pela televisão, confirmou a morte dos 62 soldados, que faziam parte do regimento de engenheiros da divisão motorizada de Brunete.

Fracasso

O avião caiu em uma zona montanhosa desabitada perto de Macka, depois de duas tentativas fracassadas de aterrissagem, segundo a agência de notícias Anatolia.

O canal TRT mostrou imagens dos restos fumegantes do avião várias horas depois do acidente, que aconteceu às 4h45 (22h45 em Brasília).

Os restos do aparelho, que se partiu em inúmeros pedaços, estavam espalhados pela superfície.

Militares e bombeiros iniciaram as tarefas de resgate entre os restos do aparelho sob uma chuva fina e uma espessa neblina, que pode ter provocado o acidente, segundo a TRT. As equipes tentavam localizar a caixa preta para determinar as causas do acidente.

Bola de fogo

Algumas testemunhas entrevistadas afirmaram ter visto uma bola de fogo cruzando o céu quando saíram cedo para suas orações na mesquita local.

"Ouvi um barulho e primeiro pensei que se tratava de um helicóptero, mas logo me dei conta que era um avião em chamas. Dois minutos mais tarde, ouvi o estrondo de duas explosões", declarou Adil Yilmaz à Anatolia.

Segundo a TV turca, o avião teria feito escala em Bishkek, na Quirguízia.

Cerca de 120 soldados espanhóis trabalham atualmente na Isaf, a força internacional que conta com 4.600 homens procedentes de 29 países e encarregada da manutenção da paz no Afeganistão depois da guerra liderada pelos EUA contra os talebans.

As tropas espanholas prestam serviços no quartel-general da Isaf no aeroporto da capital afegã, Cabul, e fornecem unidades de estratégia militar e especialistas em limpeza de terrenos minados.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o avião ucraniano que caiu na Turquia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página