Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2003 - 20h42

Filho de Pinochet presta contas à Justiça sob acusação de fraude

da France Presse, em Santiago

O comerciante Augusto Pinochet Hiriart, filho mais velho do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, prestou hoje depoimento de seis horas no tribunal de Curicó, a 180 km de Santiago.

O julgamento começou há dois meses, quando a polícia deteve o comerciante Carlos Araya Pulgar circulando de carro pelo país com uma placa falsificada. O homem disse às autoridades que o dono do veículo era Pinochet Hiriart. O filho do general não desmentiu a afirmação e está sendo acusado de fraude.

Cercado por seguranças, Pinochet Hiriart falou rapidamente com a imprensa ao sair da sede da Promotoria do Ministério Público, e disse que não há ''nada de especial'' nestas acusações.

Pinochet Hiriart ficou famoso há 13 anos, ao ser acusado de participar da venda de uma fábrica de fuzis para o Exército. Na ocasião, o Parlamento abriu uma investigação que provou seu envolvimento em fraudes. Mas o processo acabou sendo arquivado em 1995.

O general Pinochet, 87, acusado de assassinatos e sequestros durante seu governo, foi absolvido em julho do ano passado pela Suprema Corte. O tribunal alegou que Pinochet tem uma debilidade mental que o impede de se defender na Justiça.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página