Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2003 - 11h09

Aviões com corpos de militares mortos na Turquia chegam à Espanha

da Folha Online

Dois aviões Hércules C-130 transportando os corpos dos 62 militares espanhóis mortos em um acidente de avião no nordeste da Turquia chegaram hoje à base militar de Torrejón, nos arredores de Madri, disseram fontes aeroportuárias.

Um terceiro avião deve chegar um pouco antes do início de uma cerimônia fúnebre que será realizada na mesma base, na presença do rei Juan Carlos 1º, da rainha Sofia e do primeiro-ministro José María Aznar.

O governo espanhol decretou dois dias de luto nacional, hoje e amanhã, em memória dos mortos.

Na segunda-feira (26), 62 soldados espanhóis que voltavam de uma missão de paz no Afeganistão morreram na queda de um avião ucraniano na Turquia. Os 13 tripulanes a bordo também morreram.

O aparelho, que devia pousar para reabastecer em Trabzon, povoado situado na costa do mar Negro, chocou-se contra as montanhas.

O avião era um YAK-42 fretado pelo Estado-Maior espanhol. Os soldados --40 do Exército, 21 da força aérea e um guarda civil-- faziam parte do regimento de engenheiros da divisão motorizada de Brunete.

Cerca de 120 soldados espanhóis trabalham atualmente na Isaf, a força internacional que conta com 4.600 homens procedentes de 29 países e encarregada da manutenção da paz no Afeganistão depois da guerra liderada pelos EUA contra os talebans.

As tropas espanholas prestam serviços no quartel-general da Isaf no aeroporto da capital afegã, Cabul, e fornecem unidades de estratégia militar e especialistas em limpeza de terrenos minados.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página