Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2003 - 07h49

Fujimori é interrogado pela primeira vez no Japão

da France Presse, em Tóquio

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi interrogado pela primeira vez por um promotor público japonês, em relação às acusações de homicídio e sequestro formuladas pelas autoridades de Lima, segundo informou a imprensa hoje.

Reuters - 26.nov.2000
O ex-presidente Alberto Fujimori, refugiado no Japão
O promotor do distrito público de Tóquio pediu a Fujimori detalhes sobre uma matança de civis ocorrida em 1991 em Lima, na qual participou um esquadrão da morte paramilitar, informou a agência Jiji Press, citando fontes da investigação.

Fujimori, 64, é acusado de diversos crimes no Peru, incluindo corrupção e violações aos direitos humanos. Ele nega as acusações e se recusa a voltar ao Peru, dizendo que não teria um julgamento justo.

As autoridades peruanas têm solicitado reiteradamente a colaboração de Tóquio na investigação que realizam sobre as atuações de Fujimori no exercício do cargo de presidente da República entre 1990 e 2000.

Em novembro de 2000, Alberto Fujimori não voltou a seu país depois de participar em uma cúpula internacional na Ásia, viajando em seguida a Tóquio, de onde enviou por fax sua renúncia à Presidência.

Como possui dupla cidadania (japonesa e peruana), desde que deixou a Presidência do Peru, Fujimori vive exilado no Japão.

Especial
  • Saiba mais sobre Fujimori



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página