Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2003 - 08h18

Novo ataque contra forças dos EUA mata soldado no Iraque

da Folha Online

Um soldado americano morreu hoje em um novo ataque contra bases dos EUA no Iraque, segundo um comunicado oficial do Comando Central (Centcom).

"Um soldado americano foi morto por disparos hoje quando circulava em uma estrada de abastecimento no Iraque", diz o comunicado, sem informar o local exato do ataque.

O soldado chegou a ser levado para um hospital militar, onde foi constatada sua morte, segundo o comunicado.

Na terça-feira, os EUA infromaram que confrontos e ataques contra membros das forças norte-americanas no Iraque tinham causado a morte de quatro soldados norte-americanos em 24 horas.

No mesmo dia, seis iraquianos foram capturados e levados para interrogatório.

No mês passado, a cidade de Fallujah foi palco de confrontos entre as tropas norte-americanas e iraquianos contrários à presença dos soldados dos EUA no país. Os confrontos deixaram 19 iraquianos mortos.

Manifestação

No início desta semana, centenas de polícias iraquianos fizeram uma manifestação em Bagdá contra o afastamento do chefe da polícia da capital iraquiana. Os EUA decidiram afastar o general Abbas Jadduh Khalaf porque ele teria sido filiado ao extinto partido Baath, do ex-ditador Saddam Hussein.

Os polícias, membros de uma unidade especial de proteção do Ministério do Interior, aglomeraram-se no centro da capital para exprimir o seu descontentamento pelo afastamento de Khalaf.

O administrador civil norte-americano no Iraque, Paul Bremer, baniu no início deste mês os antigos responsáveis do partido Baath de sua função pública, o que motivou diversos grupos a manifestar-se em favor de sua reintegração.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página