Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2003 - 04h11

Ônibus lotam e geram reclamações dos usuários em Londres

MARIA LUIZA ABBOTT
Free-lance para a Folha de S.Paulo, de Londres

Apesar da aprovação da maioria e da melhora aparente no trânsito, surgiram problemas na implantação e ainda há críticas ao pedágio urbano na região central de Londres.

Com 300 ônibus a mais em circulação, a prefeitura diz que a demanda é atendida. Mas os passageiros reclamam que os ônibus estão lotados.

"Na hora do rush é impossível, os ônibus passam cheios e não se consegue entrar. Ou se vai para o ponto antes das 8h da manhã ou se chega atrasada no trabalho", diz Maria Maxwel em meio a um grupo de passageiros parados em um ponto do ônibus no centro.

Os pequenos empresários também se queixam do aumento de custos. A Federação de Pequenas Empresas afirma que os efeitos são especialmente duros para as firmas que operam com entregas ou que dependem de transporte de mercadorias.

Pagar por hábito

A prefeitura encomendou um estudo para avaliar o impacto do pedágio. A consultoria Steer Davies Gleave fez uma pesquisa antes da implantação da medida e agora coleta novas informações para avaliar o efeito sobre empresas, emprego, preços de propriedades, estacionamentos, escolas, hospitais e transportes de carga.

Os resultados saem em agosto. Sem essa avaliação, ainda não é possível saber com certeza qual foi o impacto econômico, mas a queda nas reclamações indica que o pedágio foi aceito.

"Acabamos nos acostumando a pagar para usar um recurso escasso. Há 20 anos, ninguém aceitava pagar estacionamento, mas agora ninguém imagina ir ao centro e estacionar sem pagar", diz Sérgio Chiquetto, engenheiro da consultoria que fez a pesquisa.

Houve problemas de cobranças indevidas de pedágio, mas a prefeitura afirma que as câmeras fotográficas estão sendo ajustadas e que isso não ocorre mais.

Outra dificuldade foi o surgimento de esquemas de placas falsas --considerado falsidade ideológica com intenção criminosa--, mas a fiscalização já teria contido o problema, segundo a prefeitura.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página