Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2009 - 13h49

EUA estudam recolocar Coreia do Norte em lista de países apoiadores do terrorismo

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Os Estados Unidos estudam a possibilidade de voltar a incluir a Coreia do Norte na lista dos Estados que apoiam o terrorismo, depois dos recentes testes nucleares de Pyongyang, disse neste domingo a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Ao ser questionada pela rede de televisão ABC sobre esta possibilidade, após um pedido feito na quarta-feira (3) por 16 senadores republicanos, Hillary respondeu: "Existe um processo para isso. Obviamente deveríamos ter evidência recente de seu apoio ao terrorismo internacional", acrescentou.

A Coreia do Norte foi retirada da lista em outubro de 2008 pelo governo do ex-presidente George W. Bush.

Depois da condenação internacional ao lançamento de um foguete de longo alcance, em abril passado, que a Coreia do Norte alegou ter sido realizado apenas para colocar um satélite em órbita, o país ameaçou testar a sua capacidade balística e advertiu sobre um segundo teste nuclear, que ocorreu em 25 de maio passado. Desde então, outros foguetes foram lançados.

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidos) analisa a possibilidade de adotar medidas punitivas às ações recentes de Pyongyang. No entanto, ainda há dúvidas sobre um consenso, já que os EUA e o Japão defendem novas sanções, enquanto a China e a Rússia têm sido mais moderadas.

Arte/Folha Online

Com France Presse, Reuters e Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página