Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2003 - 09h02

Bush dedicará "tempo necessário" para a paz no Oriente Médio

da France Presse, em Evian (França)

O presidente americano, George W. Bush, afirmou hoje em Evian (leste da França) que dedicará "todo o tempo que for necessário" para conseguir a paz entre israelenses e palestinos.

"Meu país e eu dedicaremos todo o tempo que for necessário para conseguir o projeto de dois Estados que vivam juntos em paz", declarou Bush numa entrevista à imprensa junto com seu colega francês, Jacques Chirac.

Bush, que hoje à tarde se reunirá em Sharm el-Sheik (Egito) com dirigentes de vários países árabes e amanhã vai à Jordânia com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e o premiê palestino, Mahmoud Abbas (conhecido como Abu Mazen), quer que estes encontros "levem as duas partes a responsabilizar-se na busca da paz".

"Estamos progredindo no processo de paz palestino-israelense", disse o presidente norte-americano, que, entretanto, advertiu que "não avançaremos se as partes não assumirem suas responsabilidades".

Estados Unidos, União Européia, Rússia e Organização das Nações Unidas são os promotores de um plano de paz para israelenses e palestinos, que prevê a criação de um Estado palestino até 2005.

Bush e Chirac se reuniram paralelamente à cúpula do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), que se realiza no balneário francês de Evian, às margens do lago Leman.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página