Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2003 - 17h24

Israel liberta dirigente palestino detido desde fevereiro

da Folha Online

Israel libertou hoje Tayseer Khaled, membro do comitê executivo da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) detido desde fevereiro. Khaled estava detido na prisão de Ofer, uma base militar israelense próxima de Ramallah.

Israel havia expressado na sexta-feira (30) sua decisão de libertá-lo, após uma reunião entre o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e o premiê palestino, Mahmoud Abbas (Abu Mazen).

Khaled, que também era membro da Frente Democrática de Libertação da Palestina, era o mais importante representante palestino detido por Israel, depois do deputado Marwan Barghouti --que responde na Justiça a uma acusação por assassinato.

''Eu estou feliz porque fui libertado. Por outro lado, eu estou irado pelo tratamento dado pelas autoridades aos prisioneiros nos campos de detenção'', disse Khaled à agência Reuters. ''Minha prisão teve motivação política'', afirmou ele, que foi detido pelo Exército israelense em fevereiro, em Nablus (Cisjordânia).

Durante o encontro entre os líderes israelense e palestino na quinta-feira (29), Sharon concordou em libertar cerca de cem prisioneiros palestinos como parte das medidas para o novo plano de paz.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página