Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2003 - 10h20

Sharon e Abbas prometem cooperação para Bush

da Folha Online

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse hoje que palestinos e israelenses devem tomar medidas imediatas em direção a dois Estados vivendo lado-a-lado em paz.

Após o encontro de cúpula com o premiê israelense, Ariel Sharon, e o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas (conhecido como Abu Mazen), em Ácaba, na Jordânia, Bush afirmou que estava comprometido com a segurança de Israel como Estado judaico e com a liberdade dos palestinos.

"Os dois [lados] devem tomar medidas imediatas e tangíveis em direção a visão desses dois Estados", declarou Bush.

Comprometimento

Após o encontro, Sharon prometeu começar imediatamente a remover alguns assentamentos judaicos na Cisjordânia. "Eu quero reiterar que Israel é uma sociedade governada pela ordem da lei. Por isso vamos começar imediatamente a esvaziar colônias não-autorizadas", declarou Sharon.

Sharon se referia principalmente a assentamentos pouco povoados estabelecidos sem a permissão do governo israelense na Cisjordânia depois de março de 2001. Ele não disse quantas colônias seriam desmanteladas.

Abbas também se comprometeu com o presidente norte-americano. Ele afirmou que os palestinos vão pôr fim à Intifada (revolta palestina contra a ocupação israelense) armada e preconizou uma luta pacífica contra a ocupação.

O primeiro-ministro palestino disse que a Autoridade Nacional Palestina --presidida por Iasser Arafat-- "vai empregar todos os seus esforços e implementar todos os seus meios para acabar com a militarização da Intifada".

Secretário

Bush nomeou o secretário-assistente de Estado, John Wolf, para liderar a equipe para monitorar o progresso dos dois lados em direção ao fim dos 32 meses de violência na região.

O objetivo da cúpula de Ácaba é reativar o processo de paz israelo-palestino, definindo as modalidades de aplicação do plano internacional de paz para o Oriente Médio que prevê a criação de um Estado palestino até 2005.

Em sua primeira viagem oficial ao Oriente Médio, Bush se reuniu na manhã de hoje separadamente com os dois premiês e com o rei Abdullah 2º, da Jordânia, anfitrião da cúpula, realizada em sua residência de verão de Ácaba, às margens do mar Vermelho.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página