Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2003 - 14h55

Monções podem minimizar onda de calor que matou 1.400 na Ásia

da Folha Online

As monções podem diminuir a temperatura na Índia a partir de hoje, minimizando a onda de calor que matou quase 1.400 pessoas no sul da Ásia em três semanas.

No nordeste da Índia, homens, mulheres e crianças --que receberam as primeiras chuvas da estação ontem-- dançaram sob a água. Nos últimos dias, a temperatura atingiu picos de 47ºC nos últimos dias. No começo da semana, ela chegou a 49ºC.

"As chuvas são um grande alívio", disse Harish Menon, morador da cidade de Irinjalakuda. "O calor era insuportável. Estamos acostumados a chuvas pesadas, não a temperaturas altas." Muitas regiões do país sofrem com falta d'água e seca de rios e lagos, depois de uma temporada de monções fraca em 2002.

As monções são ventos carregados de umidade vindos do mar, os quais atingem o sul da Ásia periodicamente. A Índia depende das chuvas para alcançar o nível de crescimento médio de 6% ao ano. Cerca de 70% dos indianos vivem em áreas rurais e a agricultura corresponde a um quarto da economia nacional.

No Paquistão, o calor matou 70 pessoas na semana passada, de acordo com o secretário de Saúde da Província de Punjab. A temperatura na região atingiu 52ºC. O país também espera a chegada das chuvas.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página