Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2009 - 07h01

Guerrilheiros atacam novamente instalações da Chevron na Nigéria

Publicidade

da Efe, em Lagos

A guerrilha do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (Mend) anunciou hoje que tinha realizado novos ataques contra instalações da companhia petrolífera americana Chevron, o terceiro nesta semana, a fim de paralisar as operações da empresa no sul da Nigéria.

O Mend, principal grupo guerrilheiro da área petrolífera do sul nigeriano, assinalou em comunicado enviado hoje aos meios de imprensa por e-mail que esta madrugada atacou e danificou as linhas de extração de petróleo e gás da Chevron em Makaraba, no estado de Delta.

O grupo guerrilheiro anunciou neste sábado que o dia anterior tinha explodido um gasoduto e um oleoduto da Chevron no estado de Delta e advertiu aos funcionários da companhia petrolífera que deviam abandonar a região de armazenagem de Escavros ou se arriscar a novos ataques.

Em sua nota de hoje, o Mend acusa a Chevron de ter "baixos níveis de segurança" no trabalho por "negligência" que, considera, "põem em perigo seus empregados".

A produção petrolífera da Nigéria se reduziu nestes três anos por causa da violência à metade, de 3,2 milhões para 1,6 milhão de barris ao dia.

Durante este tempo, os grupos armados que atuam na região atacaram oleodutos e gasodutos, instalações de extração e estações de bombeamento, e sequestraram empregados de companhias petrolíferas nacionais e estrangeiras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página