Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2003 - 16h24

Sobe para 4 número de mortos em acidente de avião em Los Angeles

da Folha Online

Um avião de pequeno porte caiu ontem sobre um prédio residencial de três andares e 14 apartamentos no centro de Los Angeles (sudoeste dos Estados Unidos), matando quatro pessoas pessoas e ferindo várias.

Autoridades disseram hoje que acreditam ter se tratado de um acidente, e continuam investigando o local. Hoje foi encontrado o corpo de um dos moradores do prédio nos escombros, e um corpo que acredita-se ser do piloto foi encontrado com os restos do avião, informaram os bombeiros.

Dois outros corpos foram encontrados, e não se sabe se as vítimas são passageiros ou moradores do prédio. A busca por possíveis vítimas continua.

Feridos

Três feridos foram levados ao centro médico Cedars-Sinai, um deles com 25% de seu corpo atingido por queimaduras. Outro homem, com 18% de seu corpo apresentando queimaduras, foi levado para o centro médico Grossman, no vale San Fernando, informaram autoridades médicas.

Ontem, dezenas de bombeiros dirigiram-se ao local do acidente com o avião para combater as chamas causadas pelo choque, que foram controladas em cerca de meia hora, e tratar dos feridos em uma unidade de triagem médica improvisada.

"Olhei para cima e vi o avião simplesmente cair", disse Aaron Hooker, que mora na região, à rede de TV KABC. "Não parecia real", disse ele. Segundo testeminhas, o avião atingiu o prédio por volta de 16h (20h em Brasília).

Origem

O acidente ocorreu no bairro de Fairfax, uma área residencial perto de West Hollywood, onde vive uma comunidade judaica.

Acredita-se que o avião seja um monomotor de seis lugares que decolou do aeroporto de Santa Monica, a cerca de 15 km dali, disse o porta-voz da Agência Federal de Aviação Donn Walker.

Uma aeronave Beechcraft Bonanza BE-36 partiu de Santa Monica às 15h45 (19h45 em Brasília), e esteve em contato com a torre de controle, segundo o investigador Tealeye Cornejo.

"Não há indicações da torre de que tenha havido algum problema", disse Cornejo.

Cornejo disse que não foi encontrado registro de vôo no local e não se sabe a quem pertencia a aeronave.

O piloto do Bonanza não registrou plano de vôo e operava sob regras para pilotos de vôos particulares. Não há mais informações sobre o vôo, incluindo o número de pessoas a bordo.

Manobras

O cinegrafista Adam Krolfifer estava perto do local do acidente, esperando em uma fila para ver a gravação do programa "The Late Late Show with Craig Kilborn", quando ouviu o avião.

"Estávamos esperando nos estúdios da CBS. Ouvi um avião, como se ele estivesse fazendo movimentos acrobáticos. Cerca de quatro minutos depois, vimos uma nuvem de fumaça", disse Krolfifer, segundo o jornal "Los Angeles Times".

"Soava como se estivesse fazendo manobras, o motor sendo forçado", acrescentou.

Steve Smith disse à rede CNN que sua mulher viu o avião cair sobre o prédio, com a parte dianteira para baixo. A área está no roteiro de vôo do aeroporto de Santa Monica, disse ele.

Um homem se feriu quando pulou de uma das janelas do prédio para escapar das chamas, disse Smith.

FBI

Agentes do FBI (polícia federal dos EUA) foram enviados para o local do acidente apenas como precaução, disse Cheryl Mimura, porta-voz do FBI.

"Não há indicação de que seja um ato de terrorismo", disse Mimura.

"Temos agentes lá. É uma reação de rotina, pois não sabemos no momento por que o avião caiu no prédio", disse ela.

Hoje, autoridades disseram que a possibilidade de terrorismo está praticamente descartada.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página