Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2009 - 17h29

Jovem dalit morre na Índia após ser rejeitado em hospital

Publicidade

da Efe, em Nova Déli

O indiano Anil Kumar, 18, morreu nesta segunda-feira depois de ser recusado em um hospital público por pertencer à casta dalit, ou "intocável", excluída do sistema social hindu, informou a polícia.

De acordo com a agência indiana de notícias Ians, o jovem foi transportado para um hospital do distrito de Hamirpur, na região de Uttar, no norte do país, depois de levar um forte choque e sofrer queimaduras. No hospital, os médicos obrigaram a família a retirar o jovem, alegando que o centro hospitalar não "tratava pacientes de castas baixas".

O juiz do distrito ordenou a formação imediata de um comitê de alto nível para investigar os médicos e se comprometeu em enviar um relatório com os resultados em dois dias.

Os dalits, historicamente fora do sistema de castas, fazem parte do segmento da população indiana mais desfavorecido e sofrem discriminações e maus-tratos nas áreas rurais do país, a despeito da Constituição, que proíbe a prática.

Com mais de 160 milhões "dalits", muitos dos membros da comunidade trabalham em tarefas consideradas "impuras", como limpar vasos sanitários e recolher lixo, e sofrem o desprezo do resto da população indiana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página