Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2003 - 06h43

Mahmoud Abbas adia visita a Gaza depois de ataque palestino

da France Presse, em Gaza

O primeiro-ministro palestino Mahmoud Abbas informou neste domingo que adiou a visita que faria hoje à faixa de Gaza para se reunir com autoridades do seu movimento, o Fatah, depois do ataque de movimentos radicais palestinos em um posto de controle da estrada de Erez, informou o Fatah, em Gaza.

"O encontro foi adiado por alguns dias", disse Samir Al Meshraui, membro do Fatah. Quatro israelenses morreram neste domingo ao amanhecer em um ataque com armas automáticas no posto de controle na estrada de Erez, entre o norte da faixa de Gaza e Israel, realizado por três atacantes palestinos que, por sua vez, morreram com disparos de soldados.

Trata-se do primeiro ataque deste tipo desde a Cúpula de Ácaba (Jordânia), de quarta-feira, durante a qual Abbas se pronunciou a favor da "desmilitarização da Intifada" e se comprometeu a lutar contra o "terrorismo e a violência sob todas suas formas contra os israelenses."

Esse ataque foi reivindicado em um comunicado conjunto pelos braços armados do Hamas, da Jihad Islâmico e de um grupo armado ligado ao Fatah do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat.

O gabinete de Abbas tinha afirmado no sábado que se reuniria em Gaza com líderes do Fatah para lhes informar sobre as conclusões das cúpulas de Ácaba e de Sharm el Sheikh (Egito).

As outras facções palestinas também devem se reunir com Abbas "dentro de 48 horas", disse neste sábado o ministro palestino da Cultura Ziad Abu Amr, sem informar se este encontro aconteceria durante a visita de Abbas a Gaza.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página