Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2003 - 17h56

Líderes mundiais recebem cartas de paulistanos pedindo paz

da Folha Online

Na quarta-feira (11), todos os WTC (World Trade Center) no mundo realizarão atos para promover a paz mundial. Com formulário e carimbo especiais dos Correios, será possível enviar cartas aos principais líderes mundiais, reivindicando a paz, informa o WTC São Paulo.

O chamado "Correio pela Paz" poderá ser usado por quem quiser enviar mensagens a dez dos principais líderes mundiais: George W. Bush (presidente dos EUA), Ariel Sharon (premiê israelense), papa João Paulo 2º, Tony Blair (premiê britânico), Jacques Chirac (presidente francês), Kofi Annan (secretário-geral da ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fidel Castro (presidente cubano), Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul), Colin Powell (secretário de Estado dos EUA)

Os nomes estão listados no estande dos Correios, localizados no lobby do WTC Club, a partir de hoje. A ECT desenvolveu um carimbo comemorativo à data, que será usado nessas correspondências, e um formulário padrão para a mensagem, mas todos os formatos de correspondência serão aceitos. Os endereços serão fornecidos no local e quem postar mensagens receberá um comprovante dos Correios pela sua contribuição pela paz, informa a organização do evento.

Além disso, haverá uma exposição com todos os selos já desenvolvidos sobre o tema: "A Filatelia por um mundo de Paz".

Ato multirreligioso

O WTC São Paulo realizará um culto multirreligioso ao ar livre, seguido de abraço ao prédio, na avenida das Nações Unidas, 12.551, Brooklin (zona sul) a partir das 12h. Estarão presentes o rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita de São Paulo; o padre Julio Lancelotti, representando a Igreja Católica Apostólica Romana; o padre Valério Lopes, representando a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina; a monja Coen, representando a religião budista; o monge Minoru Takahashi, do Templo Oriental; o Sheikh Ali Abnune, da religião muçulmana; e pastor Luiz Sayão, da Igreja Batista.

Segundo a organização do evento, haverá antes do ato, às 10h30, uma premiação da melhor redação pela Paz, resultado de concurso promovido pela rede pública estadual de ensino médio, com o apoio da Secretaria de Educação. O vencedor ganhará uma viagem a Portugal e os três primeiros colocados e as respectivas escolas receberão computadores.

Ações pela paz

Os atos são uma resposta ao terrorismo. No dia 11 de setembro de 2001, o prédio do WTC em Nova York (EUA) foi atacado por terroristas que sequestraram dois aviões e os lançaram contra as torres. No mesmo dia, outro avião foi lançado contra o Pentágono, na região de Washington. Mais de 3.000 pessoas morreram nos ataques.

Após os ataques do 11 de Setembro, o World Trade Center Association --WTCA-- determinou que anualmente a organização promovesse um dia de ações pela paz. A data instituída foi a segunda quarta-feira de junho, por não ser feriado ou data comemorativa em nenhuma das 300 cidades em que o WTC possui sede.

A organização do evento informa ainda que haverá um esquema especial de trânsito na região organizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na hora do evento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página