Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2003 - 15h25

Líderes religiosos árabes e judeus debatem a paz em São Paulo

da Folha Online

Amanhã, todos os WTC (World Trade Center) no mundo realizarão atos para promover a paz mundial. Em São Paulo, um ato multirreligioso vai reunir representantes de diversas religiões em um debate sobre a paz.

No momento em que está em curso --em meio a dificuldades diplomáticas e atentados-- o plano de paz para israelenses e palestinos, o ato reunirá representantes religiosos das comunidades árabe e judaica do Brasil.

O culto multirreligioso ao ar livre, seguido de abraço ao prédio do WTC, na avenida das Nações Unidas, 12.551, Brooklin (zona sul), começa às 11h. Estarão presentes o rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita de São Paulo; o padre Valério Lopes, representando a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina; o padre Julio Lancelotti, representando a Igreja Católica Apostólica Romana; a monja Coen, representando a religião budista; o monge Minoru Takahashi, do Templo Oriental; o Sheikh Ali Abnune, da religião muçulmana; e pastor Luiz Sayão, da Igreja Batista.

Segundo a organização do evento, haverá antes do ato, às 10h30, uma premiação da melhor redação pela Paz, resultado de concurso promovido pela rede pública estadual de ensino médio, com o apoio da Secretaria de Educação. O vencedor ganhará uma viagem a Portugal e os três primeiros colocados e as respectivas escolas receberão computadores.

Cartas

Além disso, com formulário e carimbo especiais dos Correios, será possível enviar cartas aos principais líderes mundiais, reivindicando a paz, informa o WTC São Paulo.

O chamado "Correio pela Paz" poderá ser usado por quem quiser enviar mensagens a dez dos principais líderes mundiais: George W. Bush (presidente dos EUA), Ariel Sharon (premiê israelense), papa João Paulo 2º, Tony Blair (premiê britânico), Jacques Chirac (presidente francês), Kofi Annan (secretário-geral da ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fidel Castro (presidente cubano), Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul), Colin Powell (secretário de Estado dos EUA)

Os nomes estão listados no estande dos Correios, localizados no lobby do WTC Club, a partir de hoje. A ECT desenvolveu um carimbo comemorativo à data, que será usado nessas correspondências, e um formulário padrão para a mensagem, mas todos os formatos de correspondência serão aceitos. Os endereços serão fornecidos no local e quem postar mensagens receberá um comprovante dos Correios pela sua contribuição pela paz, informa a organização do evento.

Além disso, haverá uma exposição com todos os selos já desenvolvidos sobre o tema: "A Filatelia por um mundo de Paz".

Ações pela paz

Os atos são uma resposta ao terrorismo. No dia 11 de setembro de 2001, o prédio do WTC em Nova York (EUA) foi atacado por terroristas que sequestraram dois aviões e os lançaram contra as torres. No mesmo dia, outro avião foi lançado contra o Pentágono, na região de Washington. Mais de 3.000 pessoas morreram nos ataques.

Após os ataques do 11 de Setembro, o World Trade Center Association --WTCA-- determinou que anualmente a organização promovesse um dia de ações pela paz. A data instituída foi a segunda quarta-feira de junho, por não ser feriado ou data comemorativa em nenhuma das 300 cidades em que o WTC possui sede.

A organização do evento informa ainda que haverá um esquema especial de trânsito na região organizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na hora do evento.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página