Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2003 - 22h31

Morre Donald Regan, ex-secretário do Tesouro americano

da France Presse, em Nova York

Donald Regan, ex-secretário do Tesouro e poderoso membro do conselho de ministros do ex-presidente americano Ronald Reagan (1981-1989), morreu hoje, aos 84 anos de idade, informou a companhia financeira Merrill Lynch, para a qual trabalhou.

Regan foi obrigado a renunciar ao cargo na casa Branca em 1987 quando surgiu o escândalo Irã-contras, que consistia no financiamento da guerrilha contra-revolucionária nicaraguense com a venda secreta de armas ao Irã.

Uma investigação independente deveria determinar se Regan e outros altos assessores encobriram este caso, mas Regan nunca foi acusado judicialmente.

Donald Regan foi secretário do Tesouro no governo Ronald Reagan de 1981 a 1985, tornando-se depois chefe de gabinete da Casa Branca entre 1985 e 1987.

Depois de deixar a Casa Branca, escreveu um livro em que detalha suas constantes brigas com a ex-primeira-dama Nancy Reagan por controlar o acesso ao presidente e outros assuntos.

Regan ocupou um alto cargo de executivo na Merrill Lynch, de 1971 a 1980 e também serviu no Corpo de Marines na Segunda Guerra Mundial, conseguindo a patente de tenente-coronel.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página