Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2009 - 05h53

Tentativa de ataque a aeroporto deixa 102 detidos na Alemanha

Publicidade

da Efe, em Berlim

A polícia de Berlim deteve 102 pessoas que participavam de um protesto contra o não aproveitamento dos terrenos do antigo aeroporto de Tempelhof, fechado há um ano.

A polícia informou neste domingo (21) que, além disso, 26 agentes ficaram feridos nos confrontos diante da cerca que rodeia o aeroporto, onde grupos de jovens radicais de esquerda tentaram ultrapassar sem sucesso.

Um forte desdobramento policial de cerca de 1,8 mil agentes antidistúrbios, com unidades de reforço vindas da Baviera, frustrou a operação "Squat Tempelhof" (Ocupar Tempelhof), à qual se somaram cerca de cinco mil manifestantes.

Os manifestantes, vários encapuzados da violenta "cena autônoma", agrediram os agentes com o lançamento de todo tipo de objetos, desde garrafas a paralelepípedos.

A Polícia utilizou seus cassetetes e sprays de pimenta para dissolver os manifestantes e em uma ocasião um agente chegou a desencapar sua pistola e ameaçar diretamente com a mesma um grupo de radicais que o tinha encurralado e pretendia agredi-lo.

Embora os protestos tenham começado pacificamente na tarde do sábado, eles se radicalizaram no começo da noite e, chegada a madrugada de hoje, os manifestantes mais violentos tentaram repetidamente entrar no aeroporto a partir de vários pontos da cerca que o rodeia.

O histórico aeroporto de Tempelhof, situado no coração de Berlim, ocupa uma grande extensão de terrenos que atualmente estão baldios, sem que a prefeitura tenha decidido ainda o que será feito com eles.

Desde seu fechamento há um ano, vários movimentos cidadãos exigem o aproveitamento popular do aeroporto que protagonizou a ponte aérea em 1948/49 que salvou o setor ocidental do bloqueio soviético.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página