Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2009 - 11h53

Espanha detém três supostos membros do ETA que planejavam ataque

Publicidade

da Folha Online

A polícia espanhola prendeu três supostos membros do grupo separatista terrorista ETA que preparavam um atentado, informou o Ministério de Interior espanhol.

A polícia apreendeu ainda 75 quilos de explosivos em operações na manhã desta terça-feira em quatro cidades do norte da região basca, afirmou o chefe de segurança estatal Antonio Camacho.

"Era uma célula que, felizmente, ainda não começou sua atividade terrorista", disse Camacho, acrescentando que o grupo "tinha em suas mãos todo o necessário para agir imediatamente".

Os três suspeitos presos são duas mulheres e um homem, todos com cerca de 30 anos. A operação foi realizada sob ordem do magistrado antiterrorista Baltasar Garzon.

Camacho afirmou ainda que não havia sinal de que o grupo estivesse envolvido com a fabricação de bombas como a utilizada no ataque de sexta-feira passada (19) na cidade de Bilbao no qual um policial do grupo antiterrorismo morreu.

O ETA defende a independência da região basca no norte da Espanha e sudoeste da França e já matou mais de 825 pessoas desde 1968 em sua campanha de terrorismo.

No ano passado, o grupo sofreu grande golpe com a prisão de três de seus principais líderes e muitos outros membros de alto escalão. O governo afirma que o grupo apenas sobrevive com parte de sua estrutura e tem pouco apoio dos bascos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página