Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2003 - 13h57

Partido de Blair é superado por conservadores, diz pesquisa

da France Presse, em Londres

O Partido Conservador (oposição) superou, pela primeira vez em 11 anos, o Partido Trabalhista, do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em opinião favorável do eleitorado, segundo uma pesquisa publicada hoje pelo jornal "Daily Telegraph".

Segundo a pesquisa, os conservadores têm 37% de opinião favorável, alta de um ponto percentual em relação ao final de maio, enquanto os trabalhistas têm 35%, queda de dois pontos. O partido Liberal-Democrata, também de oposição, registrou 21%.

Reuters - 24.02.2003
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
Com exceção de um breve período, em setembro de 2000, durante a crise do preços dos combustíveis, os conservadores estiveram atrás dos trabalhistas por 128 meses consecutivos, segundo o "Daily Telegraph".

Várias pesquisas, divulgadas durante os últimos dias, já haviam mostrado que a diferença entre os dois partidos havia diminuído.

A pesquisa "revela que a desconfiança em relação a Blair e seus colegas se tornou um verdadeiro problema para os trabalhistas", diz o jornal.

De fato, apenas 25% das pessoas entrevistadas consideram que o governo é honesto e digno de confiança. Um total de 66% pensa o contrário.

"O nível de popularidade pessoal de Blair também caiu, já que 63% das pessoas não o consideram honesto ou digno de confiança", diz o jornal.

A pesquisa de opinião, segundo o jornal de direita, "confirma os temores dos trabalhistas de que a popularidade de Blair seria gravemente afetada pelas acusações de que o governo exagerou as ameaças representadas por Saddam Hussein".

O resultado da pesquisa é um "alento importante" para o líder do Partido Conservador, Iain Duncan Smith, diz o "Daily Telegraph". No total, 2.288 pessoas foram entrevistadas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página