Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2003 - 15h27

Premiê israelense deve permitir viagem de Arafat a Gaza

da France Presse, em Jerusalém

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, declarou hoje que está disposto a permitir que o presidente da Autoridade Palestina, Iasser Arafat, viaje a Gaza, mesmo que a autorização não represente a volta da liberdade de movimentação do líder árabe, segundo a rádio pública israelense.

A rádio anunciou que Sharon falou sobre a autorização em conversa com o primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas (conhecido como Abu Mazen).

Reuters - 21.mai.2003
Iasser Arafat, líder palestino

De acordo com as fontes da rádio, Mazen pediu ainda a suspensão total da proibição, mas Sharon afirmou que deixaria Arafat viajar somente a Gaza.

O governo palestino reclama, sistematicamente, que seja colocado um fim no isolamento imposto a Arafat e a liberação dos palestinos em cárcere em Israel.

Oficialmente, o Exército israelense não mantém sitiada a Mukata --quartel-general de Arafat em Ramallah (Cisjordânia). Contudo, os militares já destruíram grande parte da construção e ameaçam invadi-la para efetuar prisões caso o presidente da Autoridade Palestina deixe o lugar.

Eles também não garantem a volta de Arafat ao seu quartel-general. Na prática, desde dezembro de 2001, a medida representa um prisão domiciliar para o líder palestino, que Israel deseja isolar.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página