Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2003 - 16h20

Roma classifica de ''ofensa grave'' declaração de deputado alemão

da France Presse, em Roma

O Ministério italiano de Relações Exteriores considerou ''uma ofensa grave e inaceitável'' as declarações de um deputado alemão contra o premiê da Itália, Silvio Berlusconi, durante a sessão do Parlamento Europeu em Estrasburgo (França).

O parlamentar alemão Martin Schultz, social-democrata, disse temer que ''o vírus do conflito de interesses italiano seja transferido para a União Européia'', em referência à imunidade que o Parlamento italiano concedeu a Berlusconi, envolvido num caso de corrupção em seu país.

Depois de ouvir a crítica, Berlusconi sugeriu a Schultz interpretar o papel de guarda de um campo de concentração nazista em um novo filme que estava sendo rodado na Itália. A frase do primeiro-ministro italiano provocou um incidente no Parlamento Europeu.

Como parte da polêmica, o embaixador alemão em Roma, Klaus Neubert, foi convocado hoje à Farnesina, o Ministério das Relações Exteriores italiano.

Mais cedo, o governo alemão havia considerado ''inaceitáveis'' as declarações de Berlusconi e expressou seu descontentamento ao embaixador da Itália em Berlim.

Leia mais
  • Comentário de Berlusconi sobre nazistas causa mal-estar na UE
  • Berlim considera "inaceitáveis" afirmações Berlusconi no PE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página