Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2003 - 16h52

Papa autoriza início do processo de beatificação de João Paulo 1º

da France Presse, na Cidade do Vaticano

Após a autorização do papa João Paulo 2º, foi iniciado o processo de beatificação do pontífice João Paulo 1º, o italiano Albino Luciani, que governou a Igreja Católica por somente 33 dias em 1978, informou hoje o Vaticano.

A autorização, assinada no dia 17 de junho pelo papa e levada às autoridades competentes, permite que se pesquise a vida do antecessor do atual chefe da Igreja, de maneira a se cumprir os passos necessários para a beatificação e, se for o caso, a canonização de João Paulo 1º.

Graças ao documento, o sacerdote salesiano Pasquale Liberatore, responsável pela causa de beatificação, começará a recolher material para o processo.

Albino Luciani nasceu em Belluno, no dia 17 de outubro de 1921, e foi protagonista de um dos pontificados mais curtos da história da igreja: de 26 de agosto a 28 de setembro de 1978.

Centenas de assinaturas foram recolhidas, pedindo que o processo de beatificação fosse aberto para o papa João Paulo 1º, cuja morte repentina provocou surpresa e suspeita em todo o mundo.

Considerado um reformista, oposto à pompa eclesiástica, João Paulo 1º era de família humilde, e seu pai era um operário socialista.

Professor de teologia, dogma, moral, direito e arte sacra no seminário de Belluno, padre Albino, como costumava ser chamado, era muito apreciado por sua simplicidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página