Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2003 - 12h29

EUA querem ampliar sua presença militar na África

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos querem ampliar a presença militar na África. Segundo um relatório publicado hoje pelo jornal "The New York Times", o governo acredita que o continente pode servir de abrigo em potencial para grupos terroristas.

O alto escalão do Comando Europeu-Americano, que supervisiona operações militares em 93 países --incluindo a maioria das nações africanas--, considera o continente uma área de ameaças terroristas emergentes.

"Enquanto continuarmos com a guerra global contra o terrorismo, teremos de ir aonde estão os terroristas. E vemos certas evidências, pelo menos preliminares, de que existem cada vez mais áreas fora de controle e sem governo que podem servir de abrigo em potencial para este tipo de atividade", disse ao jornal o diretor do comando, o general James Jones.

Na segunda-feira (7), o presidente norte-americano, George W. Bush, partirá para a África, quando visitará Senegal, África do Sul, Botsuana, Uganda e Nigéria.

O Pentágono busca fortalecer os laços com aliados como Marrocos e Tunísia, ganhar acesso a longo prazo a bases de Mali e Argélia, e fechar acordos para o fornecimento de combustível para aviões com Senegal e Uganda.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página