Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2003 - 23h50

Blair acusa BBC de questionar sua "integridade"

da France Presse, em Londres

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, acusou a rádio e televisão estatal BBC de ter questionado sua "integridade" ao afirmar que ele e sua equipe manipularam um relatório sobre armamentos iraquianos para justificar a campanha militar contra o Iraque.

Em entrevista concedida à revista "The Observer" que será publicada amanhã, na véspera de uma reunião da comissão parlamentar de Relações Exteriores que investiga a eventual manipulação de informações dos serviços secretos sobre o Iraque, Blair afirmou que a BBC está equivocada.

Reuters - 24.02.2003
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
"Se alguém faz uma afirmação que se revela falsa, deve admitir isto. No que me diz respeito, considero que a BBC fez o ataque mais grave possível contra minha integridade. A acusação é falsa e espero que admitam isto. Espero que reconheçam [o erro]", acrescentou.

A BBC informou no final de maio que o governo Blair determinou a reformulação de um relatório sobre armas de destruição em massa no Iraque para torna-lo mais alarmante, apesar das reservas dos serviços de inteligência. O relatório foi entregue ao Parlamento em setembro.

A rádio estatal britânica cita como exemplo um trecho do relatório que afirma que o Iraque poderia mobilizar armas químicas e biológicas em apenas 45 minutos.

Especial
  • Leia mais notícias sobre o Reino Unido
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página