Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2003 - 02h49

"Traidores e assassinos não terão futuro", diz Putin

da Folha de S.Paulo

O presidente russo, Vladimir Putin, indicou ontem que pretende intensificar o combate aos rebeldes tchetchenos, um dia após a morte de 15 pessoas em atentado a bomba em festival de rock nos arredores de Moscou.

"Sabemos que assassinos e traidores do nosso povo não têm e não poderão ter um futuro", declarou o presidente russo, em comunicado oficial. "O objetivo desse ato terrorista é óbvio: espalhar medo, suspeição e intolerância étnica em nossa sociedade", acrescentou Putin.

Ainda ontem, o Ministério do Interior, que atribuiu aos separatistas tchetchenos a autoria da ação, ordenou o fortalecimento da segurança nas principais áreas públicas de Moscou.

Por causa do atentado de sábado (5), o presidente russo cancelou uma viagem que faria ao Uzbequistão e à Malásia para tratar de acordos econômicos.

Ao longo do dia, o Kremlin recebeu mensagens de condolências de líderes de vários países, inclusive do presidente dos EUA, George W. Bush. Em telefone, os dois reafirmaram o compromisso, segundo o governo russo, "de consolidar e coordenar esforços na luta para combater o terrorismo internacional".

Investigações

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas ontem a polícia apresentou o primeiro indício para confirmar a acusação feita do governo contra os rebeldes: um passaporte encontrado nos escombros do local atingido mostra que era tchetchena uma das duas mulheres que detonaram os explosivos no sábado.

Segundo Rashid Nurgaliyev, vice-ministro do Interior, parentes dessa mulher estão ligados a grupos armados que combatem na Tchetchênia.
Ontem, dezenas de pessoas foram à pista de pouso de Tushino, local do ataque, para depositar flores e rezar pelas vítimas -dos 59 feridos, 38 ainda estavam hospitalizados ontem.

Apesar da segurança reforçada na capital, do sol intenso e da temperatura agradável, o movimento nos parques e pontos turísticos foi pequeno. No festival anual da cerveja, realizado durante o final de semana, o público de ontem foi bem inferior ao da véspera.

Ainda ontem, quatro soldados russos morreram e 11 ficaram feridos na queda de um helicóptero na Tchetchênia -os primeiros relatos indicavam que foi um acidente.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página