Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2009 - 11h37

Tropas mexicanas ampliam vigilância em Estado dominado por cartéis

Publicidade

da Reuters, em Nova Itália (México)

Centenas de soldados duramente armados prepararam barricadas nas principais estradas no Estado mexicano de Michoacan neste fim de semana. O Estado se transformou em cenário de guerra entre gangues de drogas e as forças de segurança do México.

Tropas usando armas automáticas e vestindo máscaras de esqui para disfarçar sua identidade procuravam por veículos no Estado onde nasceu o presidente Felipe Calderon. Os soldados estavam em busca de sinais de tráfico de drogas depois do governo ordenar a ida de 5.500 homens, deslocados por terra, mar e ar para a área.

O aumento da tensão, uma dos maiores nos três anos de guerra contra o tráfico, veio depois de as gangues mirarem a polícia federal nos últimos dias, em retaliação à captura de alto membro do cartel local La Familia.

Em uma medida de provocação, o cartel abandonou 12 corpos de policiais torturados em uma estrada remota. Um vídeo mostrando os policiais sendo torturados e executados foi postado no YouTube, de acordo com o jornal "El Universal".

La Familia cresceu a ponto de controlar elementos da polícia local e até mesmo alguns políticos de Michoacan, o que tornou a guerra contra as drogas mais violenta, preocupando o vizinho Estados Unidos e investidores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página