Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2003 - 15h14

Processo de beatificação de Gaudí é iniciado em Roma

da France Presse, em Madri

O arcebispo de Barcelona, cardeal Ricard Maria Carles, participou, em Roma, da abertura do processo de beatificação do arquiteto e urbanista catalão Antoni Gaudí (1852-1926).

O cardeal Carles estará na apresentação oficial pela Congregação para a causa dos santos de um dossiê elaborado há três anos por teólogos, médicos e historiadores, segundo um porta-voz do arcebispo catalão.

Ele explicou que, a partir de agora, será verificado se o dossiê é válido para fazer avançar a causa da beatificação de Gaudí, prelúdio de uma eventual canonização.

A análise do dossiê, composto principalmente de depoimentos sobre os dons místicos de Gaudí, levará provavelmente vários anos, segundo o arcebispado de Barcelona.

Os promotores da beatificação de Gaudí consideram como um dos melhores argumentos a catedral inacabada da Sagrada Família de Barcelona, à qual ele dedicou 42 anos de sua vida.

A proposta de beatificar Gaudí remonta a 1929, mas só teve um tom formal a partir de 1998, quando foi criada uma associação especial para isto. Em março de 2000 foi dado o ''nihil obstat'', o sinal verde, pelo Vaticano.

Vida

Antoni Gaudí, o revolucionário da arquitetura nasceu em 1852. Duas aldeias muito próximas, Riudoms e Reus, disputam ser o lugar de nascimento, do genial catalão, que teve o processo de beatificação iniciado no dia 9 de julho em Roma. A maioria dos biógrafos de Gaudí se inclina por Reus.

Vindo de uma família modesta, o autor da Sagrada Família sofreu durante a infância frequentes e fortes dores reumáticas.

Aos 17 anos, foi para Barcelona onde iniciou os estudos de arquitetura. Como paliativo para a falta de recursos econômicos, teve que trabalhar também como projetista, tendo tido a oportunidade de trabalhar com famosos arquitetos da época como Josep Fontseré e Joan Martorell.

Criador de uma nova arquitetura baseada em linhas curvas, encontram-se, entre suas obras mosaicos, como elementos decorativos, e ferro forjado.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página