Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2009 - 07h50

Explosão em casamento deixa dezenas feridos na faixa de Gaza

Publicidade

da Folha Online

Dezenas de pessoas ficaram feridas, quatro delas gravemente, após explosão na noite desta terça-feira de uma bomba no casamento de um sobrinho de Mohammed Dahlan, ex-homem forte do movimento islâmico radical Hamas na faixa de Gaza e atual desafeto do grupo, informou sua família. A agência France Presse fala em 52 feridos e a Efe cita ao menos 60.

O ataque danificou a estrutura do edifício onde o casamento era realizado por volta das 23h (17h de Brasília) desta terça-feira na cidade de Khan Yunes.

A polícia do governo do Hamas na faixa de Gaza encontrou uma segunda bomba de quase 20 quilos, ainda intacta, embaixo das cadeiras dos noivos.

O porta-voz do Ministério do Interior do Executivo islamita, Ihab al Ghusein, anunciou nesta quarta-feira a detenção de três homens suspeitos de envolvimento na explosão.

O noivo, Mahmoud Dahlan, está entre os gravemente feridos pelo ataque. Segundo a agência de notícias palestina, controlada pelo Hamas, alguns participantes da festa receberam aviso para que deixassem o local 15 minutos antes da explosão.

O Hamas acusa Mohammed Dahlan de ter perseguido, prendido e torturado muitos de seus militantes quando dirigia a segurança preventiva da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que controla a Cisjordânia, nos anos 90.

Ele reside na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, desde que os homens do Hamas expulsaram de Gaza todas as forças leais ao presidente da ANP e líder do Fatah, Mahmoud Abbas, em junho de 2007.

O Hamas sempre deixou claro que Dahlan nunca será bem-vindo em Gaza enquanto o movimento islamita controlar esse território.

Dahlan foi um dos preferidos de Israel e dos Estados Unidos para a Presidência da ANP quando os dois países deixaram de considerar Yasser Arafat como um "interlocutor válido".

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página